domingo, 12 de setembro de 2010

Orgia gastronômica com uma bela vista do Rio Guajará

Adoro Belém!
Já estive lá umas quatro vezes. A primeira foi em 2005, quando comecei minhas andanças pela amazônia brasileira.
Imagina chegar numa metrópole no meio da floresta! A gente vê do avião aquele monte de edifícios, cada vez mais altos e em maior número, na beira de um rio gigantesco.
A arquitetura é riquíssima. Nos bairros centrais existem prédios de todas as épocas da história do Brasil - desde a colônia até os mais modernos (de 40 andares, com sacada com churrasqueira e tudo o mais). Esses prédios novos e gigantescos surgem no meio de quarteirões repletos de casinhas e casebres.
A culinária é uma das melhores coisas que esse país já produziu. São tantos tipos de peixes e frutas deliciosos. Com muito tempero, ervas, castanhas, farinhas, sabores. Demais! É castanha do pará, com farinha de tapioca, filhote grelhado, suco de taperebá, açaí e bacuri, jambú, tucupi. Delírio gastronômico!
Dessa vez, conheci um restaurante excelente - o "Manjar das Garças" que fica no parque Mangal das Garças. Sai uns R$50,00 por pessoa, mas é sensacional. Tem um bifê livre com pratos deliciosos feitos com ingredientes da região e mais as sobremesas típicas.
Chegamos cedo, 12hs em ponto, pegamos o melhor lugar - uma mesinha na varanda, de frete pro rio. Em 15 minutos, fotografamos diversos tipos de embarcações.
Comemos um filhote grelhado com molho pesto de castanha do pará. Um suco de taperebá. Um doce de bacuri! Orgia gastronômica!
E tudo isso com uma bela vista do rio...


Nenhum comentário:

Postar um comentário